No último sábado 24 de junho, no dia de São João, foi inaugurado o Espaço de Memória Mestre Calú, que fica na Rua Daniel Florêncio
Dias, nº 14, centro, Vicência-PE.
Foi um dia de muita cultura, alegria e diversão para todos os presentes. Às 14h começaram as visitas guiadas, onde Calú recebeu diversas pessoas em seu espaço, entre eles os Patrimônios Vivos de Vicência: Mestra Vera Brito e Mestre Cacá Violeiro. Grandes nomes do Mamulengo também visitaram o espaço, como Mestre Vitalino de Nazaré da Mata e o Mestre Beto de Tracunhaém. Os vereadores Professor Sandrão e Gerson Neinho marcaram presença, além da visita do Prefeito Guiga.
A programação de apresentações culturais começou com o Presépio Mamulengo Invenção Brasileira, um novo grupo liderado pelo neto do Mestre Calú e seus amigos Edson Bolinho e Eliel Silva. A apresentação contou com a passagem do Rico Avarento e uma releitura da passagem do Engole Cobra. Calú atua como orientador cultural na transmissão de fazeres e saberes para este novo grupo.
Fotos: Thays Silva - Treze ProdutoraNa sequência, Mestre Calú se apresentou com seu Presépio Mamulengo Flor de Jasmim. Os tradicionais bonecos Simão, Mané Pacarú, Andreza, Bichos, Mateus e Catirina, Arlequim, Adão e Eva, entre outros bonecos levaram muitos sorrisos ao público.
Fotos: Edson Bolinho - Treze Produtora
Um lindo espetáculo da Junina Luar, do coreógrafo Bruno Fernandes, deixou a noite do dia de São João mais cultural ainda. A apresentação narrou uma história de amor em uma noite de São João.
Na sequência teve forró com a Banda Saulo Dinis, mesclando pé-de-serra com o forró moderno. O sanfoneiro vicenciano Saulo Dinis esbanjou simpatia e talento em sua apresentação, até mesmo uma quadrilha junina foi improvisada pelo público.
O evento encerrou com muito forró romântico com o cantor Johnny Lemos, que celebrou a noite com músicas que fazem parte da sua carreira musical de mais de 25 anos.
A inauguração do Espaço de Memória Mestre Calú contou com o incentivo do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Secretaria de Cultura do Estado. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Vicência, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.
A realização do evento foi pela Associação de Mamulengos Flor de Jasmim, entidade criada para gerir a carreira cultural dos Mestres em Mamulengo da Zona da Mata. O evento também contou com o suporte das Produtoras Treze e Áurea.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário