Nossa Associação surgiu da necessidade que os Mestres e brincantes da Cultura do Mamulengo na zona da mata de Pernambuco têm em serem representados, pois os mesmos em sua maioria possuem pouca ou nenhuma formação escolar, nem conhecimento de internet e sofrem grande desvalorização por não conseguirem participar de projetos, eventos, editais, chamadas públicas, etc. O Mamulengo recebeu do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil em 2015, mas poucas são as ações que buscam salvaguardar a brincadeira e quem a faz.
Neste sentido, um grupo de jovens se reuniu e decidiu criar uma associação, que tem por base o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, criado em 1964 por Antônio Joaquim de Santana, o Mestre Calú, que hoje possui o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Nos últimos anos, o Mamulengo de Calú vem sendo administrado por esse grupo de jovens que atuam na cena cultural como produtores.
Diversas e importantes ações já foram realizadas: realização do 1º Encontro de Mamulengos em Vicência em 2017; Inscrição do Mestre Calú no Lei Aldir Blanc Municipal de Vicência em 2020; Inscrição no Prêmio Culturas Populares 2017; Inscrição e Execução do Projetos Lives do Mamulengo Flor de Jasmim 2020 e 2020 pela Lei Aldir Blanc Pernambuco; Realização do 1º Encontro de Mamulengos em Carpina em 2021; Acompanhamento e organização de apresentações Culturais em Recife, Garanhuns, Vicência, Carpina e nos distritos de Vicência. Inscrição e aprovação do Mestre Calú no Edital do Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco 2022; Realização do 1º Festival Viva Calú; Acompanhamento e organização em participações nos eventos: 3º e 4º Animaneco Joinville-SC; 6º Festival Nacional de Mamulengos em SP; Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, entre outras inscrições e participações.
Esta Associação tem por finalidade apoiar e desenvolver ações e projetos nas áreas social, cultural, artística, educacional, típicas do Mamulengo. A mesma está constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional filantrópico, assistencial, promocional, recreativo, educacional e cultural, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de atender a todos que a ela se dirigirem, independentemente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor ou crença religiosa.
Em 2022, nosso grupo ganhou personalidade jurídica e decidimos expandir nossa atuação. Agora, além de representarmos o Mestre Calú e seu Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, passamos a representar diversos outros Mestres, Brincantes e Grupos de Mamulengos, pois temos a missão de salvaguardar o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste em Pernambuco, contribuindo com a valorização dos brincantes, bem como oportunizando aos mesmos a participação em editais, projetos, prêmios, eventos, etc. Nossa visão é nos tornarmos referência em Pernambuco, na realização de projetos e eventos do Mamulengo, buscando sempre trazer os Mestres e suas brincadeiras como protagonistas.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário