Evento reuniu 6 mamulengos da região e homenageou o Mestre Cacá da Viola, que é Patrimônio Vivo de Vicência
Já é tradição a realização do Festival Viva Calú e em 2024 não foi diferente, pois no dia 28 de dezembro foi realizada a 3ª Edição deste Festival.
Realizado pela Associação de Mamulengos Flor de Jasmim, o Viva Calú teve mais uma vez todo o suporte das Produtoras Áurea e Treze, além da Casa da Cultura de Vicência. Antônio Neto assumiu a Produção Executiva do Evento, que também teve coprodução da Inova Comunicação.
Nesta edição, o grande homenageado foi o Mestre Cacá da Viola, um violeiro de mais de 60 anos de experiência que recebeu em 2022 o título de Patrimônio Vivo de Vicência.
Cacá fez uma apresentação cantando a sua história e recebeu uma placa referente à homenagem.
Apresentação do Mestre Cacá da Viola | Vídeo: Produtora Áurea
Na sequência, houve a apresentação do Mamulengo Americano do Mestre Beto da cidade de Tracunhaém. O Mestre é um dos mamulengueiros que brincam há mais tempo, desde o ano de 1973.
Confira a apresentação:
Apresentação do Mamulengo Americano | Vídeo: Produtora Áurea
A festividade continuou com a apresentação do Mestre João Galego e o Mamulengo Nova Geração, da cidade de Carpina. Antes da apresentação, João Galego pediu para que o mamulengueiro Joelson Topete (Mamulengo Babaulengo / Pedras de Fogo-PB | Itambé-PE) recitasse uma reflexão composta por Galego em 1987, confira como foi este momento emocionante: JOELSON RECITANDO REFLEXÃO
Depois deste emocionante momento, João Galego encantou o público com sua singela apresentação, ele que tem uma das tordas mais lindas e tradicionais do mamulengo pernambucanos, veja a apresentação:
Apresentação do Mamulengo Nova Geração | Vídeo: Produtora Áurea
O terceiro a se apresentar foi o anfitrião, o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim e o Mestre Calú, com o apoio da Fundarpe, Governo de Pernambuco e Secult/PE. Pelo terceiro ano consecutivo, Calú tem um Festival com seu nome, valorizando cada vez mais a história deste mestre que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. A apresentação contou com a participação mais que especial do mamulengueiro e rabequeiro Pedro do grupo Babaulengo (Pedras de Fogo-PB / Itambé-PE), veja a apresentação:
Apresentação do Presépio Mamulengo Flor de Jasmim | Vídeo: Produtora Áurea
E teve muito mais! Agora foi a vez do Mestre Bibiu, filho do lendário e saudoso Mestre Saúba de Carpina. Bibiu fez uma linda apresentação junto de suas duas filhas, mostrando que o mamulengo continua passando de geração para geração:
Apresentação do Mamulengo Sorriso Encantado | Vídeo: Produtora Áurea
A quinta apresentação foi do mamulengueiro de mais idade neste encontro, Mestre Vitalino com 92 anos se apresentou com o Mamulengo da Saudade, confira como foi essa apresentação riquíssima:
Apresentação do Mamulengo da Saudade | Vídeo: Produtora Áurea
O público presente estava encantado com as apresentações e esperaram até a última atração, o Mestre Miro dos Bonecos da cidade de Carpina que se apresentou com o seu Mamulengo Novo Milênio e sua dança com a Boneca Maria Grande, arrancando muitos sorrisos, vejamos:
Apresentação do Mamulengo Novo Milênio | Vídeo: Produtora Áurea
O Festival Viva Calú foi realizado com muita resistência, uma vez que o evento teria o incentivo da Prefeitura de Vicência através da PNAB, mas o ente decidiu anular o resultado trazendo um prejuízo sem precedentes para a cultura local. Mesmo assim, a força de vontade aliada a estratégias culturais fez com que a tradição do Viva Calú fosse mantida. Espera-se que em 2025, a Prefeitura libere os recursos para a realização do 4º Festival Viva Calú, que será uma grande comemoração aos 80 anos de idade do Mestre Calú.
Confira mais fotos do evento: CLIQUE AQUI
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário