Pular para o conteúdo principal

2º Festival Viva Calú é realizado na cidade de Vicência

A Associação de Mamulengos Flor de Jasmim realizou no último dia 30 de dezembro de 2023 o 2º Festival Viva Calú, que teve como grande homenageada a Mestra Vera Brito, que assim como Mestre Calú é Patrimônio Vivo de Pernambuco.

O evento, que foi apoiado pelo Governo de Pernambuco, através da Fundarpe/Secretaria de Cultura, contou com um belo público que esteve presente do início ao fim, prestigiando a cultura popular e tradicional de Pernambuco.

O Festival Viva Calú teve início à tarde, com uma excelente oficina com a Mestra Vera Brito. Quinze alunos tiveram a oportunidade de vivenciar como se faz bonecas com a fibra da bananeira, sendo esta uma possibilidade de geração de oportunidade e renda.

Foto: Edson Ramos / Treze Produtora
Foto: Edson Ramos / Treze Produtora

Foto: Edson Ramos / Treze Produtora
Foto: Edson Ramos / Treze Produtora
Foto: Edson Ramos / Treze Produtora
Foto: Edson Ramos / Treze Produtora
Foto: Edson Ramos / Treze Produtora

Mais fotos da Oficina podem ser vistas no seguinte link: https://drive.google.com/drive/folders/1-28EJ8hqdDew0ZLgohkm2Be8AvQapdoT 



À noite, na Praça Joaquim Nabuco, conhecida popularmente como Praça da Bíblia, aconteceram diversas apresentações culturais.
Vídeo: Heverton Lira

O Maracatu Leão da Floresta de Vicência foi o primeiro a desfilar, mostrando todo o brilho dos caboclos de lança, baiana, rei e rainha, entre outros. Confira algumas fotos da apresentação do Maracatu Leão da Floresta: 
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira
Foto: Heverton Lira

Um momento solene aconteceu logo depois, quando a homenageada Mestra Vera Brito, recebeu da organização do evento um certificado e um ramalhete de flores:


E o Mestre Calú recebeu das mãos do empresário  Neto de Dija uma homenagem pelos seus 60 anos de carreira:


Na sequência, o Mestre João Paulo, conhecido como o Papa do Maracatu, trouxe sua nação, o Maracatu Leão Misterioso de Nazaré da Mata, encantando o público com versos únicos. Confira algumas imagens:
Bandeira do MBS Leão Misterioso de Nazaré da Mata - Foto: Heverton Lira

Apresentação do MBS Leão Misterioso - Foto: Heverton Lira

Baianas do MBS Leão Misterioso - Foto: Heverton Lira

Mestre João Paulo e o Terno do MBS Leão Misterioso - Foto: Heverton Lira

Mestre João Paulo e o Terno do MBS Leão Misterioso - Foto: Heverton Lira


A cultura popular continuou forte, com a apresentação dos Mestres Cacá Violeiro e Manoel da Viola, que gravaram um videoclipe em projeto da Lei Paulo Gustavo municipal. Este momento teve o apoio do Produtor Cultural Donato, que foi o proponente do projeto.

Logo depois, Mestre Calú fez uma bela e pulsante apresentação com seu Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, substituindo o Mamulengo Invenção Brasileira. Calú e seu grupo mostraram a importância do mamulengo na festividade, como o público é cativado pelo banco mais pulsante de Pernambuco, confira algumas imagens: 





E a Ciranda Linda Flor, de Nazaré da Mata, com o Mestre Pedrinho Gabriel, fez todos dançarem. Encerrando assim o 2º Festival Viva Calú:




A realização do 2º Festival Viva Calú reforça cada vez mais a resistência da Cultura Popular na zona da mata norte de Pernambuco. Os produtores Antônio Neto, Edson Ramos e Eliel Silva esperam continuar realizando a celebração nos próximos anos, com mais apoios e incentivos.

De toda forma, foi um lindo evento que celebrou os quase 60 anos de carreira do Mestre Calú, bem como a coroação da Mestra Vera Brito, ambos Patrimônios Vivos de Pernambuco.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cordel do Mestre Calú

MESTRE CALÚ: UM DOS PILARES DA CULTURA PERNAMBUCANA Por: Antônio Neto Seja bem vindo ao site Do Mamulengo Flor de Jasmim Aqui você vai encontrar Tudo o que está afim A História e a Cultura De uma brincadeira pura De seu Antônio Joaquim O famoso Mestre Calú Nasceu na cidade de Vicência Em uma família humilde Do Engenho Independência Perdeu a mãe logo cedo Enfrentou a vida sem medo Com coragem e inocência Calú era menino esperto Desde pequeno acompanhou o pai Um mamulengueiro experiente Conhecido por demais E assim ele aprendeu Muito do conhecimento seu Da arte que hoje ele faz. Calú tinha 12 anos Quando o pai deixou de brincar O menino ficou triste Pois viu a brincadeira acabar Mas disse pra ele mesmo Um dia terei meu brinquedo Que aprendi a amar No ano de 64 Morre o conhecido Tio Pueira Mamulengueiro da região Que tinha uma brincadeira Calú junta uns trocados Chama a família de lado E consegue sua b

ASSOCIAÇÃO DE MAMULENGOS FLOR DE JASMIM

Nossa Associação surgiu da necessidade que os Mestres e brincantes da Cultura do Mamulengo na zona da mata de Pernambuco têm em serem representados, pois os mesmos em sua maioria possuem pouca ou nenhuma formação escolar, nem conhecimento de internet e sofrem grande desvalorização por não conseguirem participar de projetos, eventos, editais, chamadas públicas, etc. O Mamulengo recebeu do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil em 2015, mas poucas são as ações que buscam salvaguardar a brincadeira e quem a faz. Neste sentido, um grupo de jovens se reuniu e decidiu criar uma associação, que tem por base o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, criado em 1964 por Antônio Joaquim de Santana, o Mestre Calú, que hoje possui o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Nos últimos anos, o Mamulengo de Calú vem sendo administrado por esse grupo de jovens que atuam na cena cultural como produtores. Diversas e importantes ações

58 ANOS DE HISTÓRIA

Fundado em 1964 por Antônio Joaquim de Santana, o Mestre Calú, no município de Vicência, interior de Pernambuco. É um dos mais antigos Mamulengos do Brasil. Surgiu com o nome "PRESÉPIO MAMULENGO DESDE O PRINCIPIO DO MUNDO" com o objetivo de representar a cultura local levando ao riso aqueles que contemplam a brincadeira Mais tarde o teatro de fantoches passou a se chamar "PRESÉPIO MAMULENGO NOVA GERAÇÃO" com o comando do Mestre Calú. Após uma série de dificuldades o mamulengo do Mestre Calú saiu de cena por um tempo e voltou a se apresentar a pouco mais de no início do século com o nome "PRESÉPIO MAMULENGO FLOR DE JASMIM" e hoje ele é apresentado durante o ano todo em diversas cidades do interior de Pernambuco.

Mestre Calú será homenageado

O Mestre Calú será homenageado na próxima quinta-feira(20/12), em Recife. Trata-se da defesa do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC de Antônio Neto e Deyvson Oliveira, estudantes do Curso de Turismo da Faculdade Santa Helena. Antônio é neto do Mestre Calú, e busca neste trabalho, realizado em conjunto com seu amigo Deyvson, disseminar a pluralidade artística de seu Calú, que além de  mamulengueiro é artesão, cantor e compositor de cocos, loas e toadas, doceiro e pedreiro. A homenagem é a própria apresentação do trabalho, deixar escrito algo sobre o avô mamulengueiro é o objetivo. Oliveira e Neto planejam escrever um livro sobre o Mestre Calú, algo que deve ter início a partir de 2013.

Contatos

Entre em contato com o Presépio Mamulengo Flor de Jasmim pelos números: Mestre Calú Contatos:  Email: mamulengoflordejasmim@gmail.com Face: Antônio Calú Antônio Neto (Neto do Mestre Calú) Contatos: (81) 9 9938-9465 Email:  advogadoantonioneto@gmail.com Face:  Antônio Neto Duda (Filho do Mestre Calú) Contatos (81) 8743-4278 Ou envie-nos um e-mail: m amulengoflordejasmim@gmail.com

MESTRE CALÚ - PATRIMÔNIO VIVO DE PERNAMBUCO

No dia 12 de agosto de 2022, Mestre Calú foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco. Recebendo a diplomação no dia 17 de agosto de 2022, no Teatro de Santa Isabel em Recife. Antônio Joaquim de Santana, mais conhecido por Mestre Calú, é natural de Vicência, Zona da Mata de Pernambuco. Nascido em 1945, no Engenho Independência, ele é filho do mamulengueiro Zé Calú. Desde a infância, encantou-se como mundo lúdico e alegre dos bonecos de mamulengos. Em 1964, aos 19 anos de idade, produziu seu próprio teatro de bonecos, dando início a uma trajetória que contribuiu e contribui fortemente para a cultura popular nordestina. Num primeiro momento, nomeou seu presépio de bonecos de “Presépio Mamulengo desde o Princípio do Mundo”, que posteriormente passou a ser chamado “Presépio Mamulengo Flor de Jasmim”. Durante as décadas de 1960 e 1990, Calú apresentou-se em diversos engenhos e fazendas, levando risos a trabalhadores rurais. Atualmente, é um dos mestres em mamulengos de maior idade e experiência

A história de Seu Calú

História do Mestre Calú Antônio Joaquim de Santana nasceu no dia 06 de agosto de 1945, no Engenho Independência, em Vicência-PE. O mundo ainda respirava resquícios da Segunda Guerra Mundial, seis dias antes de seu nascimento, a Bomba Atômica explodia em Hiroshima, no Japão. Enquanto isso, nascia nas terras pernambucanas nascia um menino que entraria para a história da cultura pernambucana brincando. A família era extremamente humilde, muitos filhos, a pobreza era um parente próximo que fazia parte da família. O sofrimento era grande, mas o pior aconteceu: na década de 50, o menino Calú perdia a mãe, tendo que assumir grandes responsabilidades. Com 8 anos já trabalhava pra se sustentar e aos seus irmãos também. Como um guerreiro, Calú conseguiu superar as dificuldades e ergueu-se para um futuro difícil, mas de muitas conquistas. Casou-se com Antônia Maria da Conceição, a Dona Neta, com quem teve 9 filhos, dos quais se criaram 6. Alicerçou sua  vida trabalhand

Principais Bonecos

São mais de 50 anos dedicados à Cultura do Mamulengo, ao longo desse período muitos bonecos fizeram e fazem parte do Mamulengo do Mestre Calú, entre os quais destaca-se estes: O ENGOLE-COBRA (Vídeo) O PIOLHENTO (Vídeo) MATEUS E A CATITA SEU MANÉ PACARÚ SIMÃO BENEDITO ADÃO E EVA E A SERPENTE NEGO GOIABA ARRELIQUIM MAMA, MAMINHA E MAMÁ ANDREZA MANÉ BRABO PISA-PILÃO CAVALO-MARINHO MARACATÚ PASTORIL UMA DIVERSIDADE DE ANIMAIS Uma apresentação completa gira em torno de 4 a 5 horas, mas estas não são realizadas mais hoje em dia.  Hoje, o tempo de brincadeira depende do contrato que sempre é entre 30 minutos  3 horas de apresentação. Estes são alguns dos bonecos do Mestre Calú, segundo ele são cerca de 150 bonecos pertencentes ao seu acervo e muitos outros espalhados por escolas e oficinas que ele dá.

Integrantes Atuais

Em mais de meio século de vida cultural, o Mamulengo Flor de Jasmim teve muitos integrantes, os quais merecem todo o respeito e admiração, vale destacar alguns in memoriam: - Albertino - Severino Amaro (Biu Amaro/Lamprá) - Mané Trajino - Estevinho (Menininho) - Biu Braz  - Mario Ó - Estevinho (Menininho) - Entre Outros A composição do grupo atual do Mamulengo é esta: ► ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA (MESTRE CALÚ) Mestre Mamulengueiro, que atua como figureiro e administrador do Mamulengo. É também bonequeiro e dá oficinas de produção de bonecos na região da zona da mata norte de Vicência. ► José Joaquim de Santana (Duda) Filho do Mestre Calú que o acompanha como figureiro ► Nícolas Jovem da periferia de Vicência que levanta figuras junto com o Mestre Calú ►  Doda da Rua da Areia Triângulo ► José Trajano (Zé do Cavaco)  Cavaquinho ► Seu Dida do Maracatu Zabumba ► Antônio Eletricista Mineiro

Depoimento do Mestre Calú

▬Eu fico muito feliz ao ver a alegria no rosto das ressoas vendo o meu trabalho. Agradeço primeiramente a Deus ,por me colocar no mundo pra fazer a alegria das pessoas ;Agradeço também aos trabalhadores rurais,pois foram eles quem permitiram a continuação da minha brincadeira;Agradeço também ao Governo do Estado de Pernmbuco,a prefeitura de Vicência,a secretaria de turismo daqui e a FUNDARPE pelo apoio que eu estou recebendo.