No próximo sábado (24), dia de São João, acontecerá a inauguração do Espaço de Memória Mestre Calú, um ponto cultural dedicado à vida e obra do Mestre Calú e de seu Presépio Mamulengo Flor de Jasmim.
Mestre Calú foi diplomado Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2022 e imaginou a criação de um espaço para transmitir seus conhecimentos, fazeres e saberes para as novas gerações, como uma forma de contrapartida pela valorização que tem recebido do Governo de Pernambuco.
Com
recursos próprios e ajuda de familiares e amigos, Calú reformou a sede de seu
mamulengo, onde funcionava uma antiga barraca. O pequeno espaço em frente à sua
casa agora conta uma vivência cultural única para os visitantes, que podem
visitar a história do Mestre ao longo das décadas, além de interagir com os
bonecos e com o próprio Mestre. O espaço ainda conta com uma pequena biblioteca
cultural com publicações cujo tema é o mamulengo.
A inauguração
Prevista para iniciar às 14h, a inauguração terá uma série de atrações. A Associação de Mamulengos Flor de Jasmim, entidade cultural criada para gerir a carreira do Mestre Calú, bem como de seu espaço, será a mediadora das falas iniciais, onde pessoas que contribuíram para a reforma e estruturação do espaço poderão dividir suas experiências com o público e o Mestre. Depois, uma faixa será cortada, abrindo oficialmente o espaço para a primeira visita guiada.
O público poderá acompanhar atrações culturais a partir das 16h. O primeiro grupo a se apresentar será Presépio Mamulengo Invenção Brasileira, que conta com Antônio Neto, neto do Mestre Calú, que junto com Edson Bolinho e Eliel Silva, fazem uma releitura da obra cultural de Calú. O Mestre atua como orientador desses jovens num processo de transmissão de conhecimentos.
Na sequência, às 17h, Mestre Calú apresenta o seu Presépio Mamulengo Flor de Jasmim, com quase 6 décadas de cultura, o grupo é um dos mais tradicionais de Pernambuco e mostra toda a vitalidade, conhecimento e alegria de Calú, que dentro da torda vira um menino.
Às 18h, a Quadrilha Junina Luar, da cidade de Vicência, mostrará o brilho junino com uma apresentação que vem sendo destaque por onde passa. A Banda Saulo Dinis se apresenta a partir das 19h, botando o público para dançar o autêntico forró pé-de-serra. Às 20h, Johnny Lemos, traz o forró romântico para encerrar com chave de ouro o evento de inauguração do Espaço de Memória dedicado ao Mestre Calú.
A realização do evento é pela Associação de Mamulengos Flor de Jasmim, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Vicência. O incentivo é da FUNDARPE e do Governo do Estado de Pernambuco.
Comentários
Postar um comentário
Deixe seu comentário